Historia

O Grupo Espírita Dr. Joaquim de Almeida Prado, foi formado no ano de 1.981, com médiuns participantes nas áreas da Doutrina Kardecista no campo mediúnico e no campo assistencial-filantrópico. Dirigido e orientado pelo Irmão Dr. Joaquim de Almeida Prado, Entidade Espiritual, trabalhando incessantemente anterior e atualmente nas Casas Espíritas: Associação Comunitária Cáritas, Centro Espírita Irmão Mateus, Casa de Apoio Abib Isfer e Centro Paranaense de Estudos Espíritas.

Diante do progresso decorrido nos trabalhos prestados e da necessidade de contar com espaço físico que lhe permitisse expandir suas ações, foi que, em agosto de 2000, surge, através da Entidade Mentora, a proposta da construção de uma nova Casa Espírita.

Aceita por todos os participantes com muita alegria, cria-se o Centro Espírita O Semeador instituição civil de direito privado, religiosa e filantrópica, sem fins lucrativos de duração ilimitada. Inicialmente em sede provisória, com registro no CNPJ sob nº 03.994.986/0001-50, tendo seu Estatuto Social registrado no 3º Oficio de Títulos e Documentos Pessoas Jurídicas sob nº. 4079, datado em 16 de agosto de 2000.

Em  02 de setembro de 2004 foi declarada sua utilidade pública por meio da lei 11137/2004.

As finalidades precípuas contempladas do Centro Espírita O Semeador em Estatuto são:

- A prática da caridade cristã traduzidas em programas amplos de atendimento ao ser humano integralmente;
- Estudo e prática da Doutrina Kardecista;
- Evangelização.

Após muito esforço do Grupo ao longo de cinco anos ininterruptos, através de diversas realizações de eventos com finalidade de arrecadar fundos para a aquisição de uma área de terreno. Foi em 22 de agosto de 2005 que se efetivou a compra, com endereço à Rua Professor Elevir Dionysio, nº 493, Bairro da Fazendinha nesta capital, conforme escritura lavrada no 8º Ofício de Notas.

A construção da sede própria se estendeu por três anos contando principalmente com a ajuda de voluntários que acreditavam no sonho e na união.

Em 28 de fevereiro de 2009 realiza o primeiro trabalho mediúnico na casa construída para albergar seus trabalhos espirituais e sociais.

Contando com as bênçãos de Deus, o trabalho tem continuidade com determinação, alegria e perseverança, buscando através da realização de vários eventos, arrecadar fundos agora para a construção de nossa sede própria, sempre contando com o apoio da comunidade curitibana.

Hoje, o grupo realiza trabalhos no campo mediúnico e assistencial, como segue:

- Visitas a Irmãos enfermos, estando internos em hospitais ou em suas residências.

- Trabalho semanal junto à comunidade existente no Bairro Fazendinha, fornecendo orientações educacionais para jovens, material escolar, alimentos, agasalhos, etc.

- Atividade sócio-educativa , com grupos de trabalhos focados na comunidade.

- Atendimento biopsicossocial à comunidade.

 

- Atende semanalmente a média de 550 pessoas com trabalhos mediúnicos, realizando a entrega de material e outras necessidades para o tratamento, gratuitamente.

- Entrega em média__20 cestas básicas por mês gratuitamente aos necessitados, sendo que em 2013 totalizou 235.

- Nas datas comemorativas o grupo confraterniza com a comunidade, buscando levar a todos uma palavra de amor e fé.

- Em 2013 nas comemorações de Natal contando com a ajuda de voluntários e as doações recebidas em espécie, brinquedos, roupas ou mantimentos foi possível alegrar:
130 crianças do Centro Espírita o Semeador
52 mulheres do Centro Espírita o Semeador
80 famílias do Centro Espírita o Semeador
165 crianças da Escola Rural Onofre Soares
131 crianças do CEMEI Estrela
150 crianças da Casa de Apoio Abib Isfer

 

REVISADO EM: Curitiba, 30 de julho de 2014

2010 - Copyright Centro Espirita O Semeador
Todos os direitos reservados
Desenvolvedor: Fullnet